Ângela Dalben

Consultora em Projetos Estruturais para a Educação

Possui graduação em Música Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG. Orientou 10 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Tem inúmeros artigos publicados em periódicos, capítulos de livros e 2 livros autorais, além de coordenar a publicação da coleção de textos complementares dos livros Pedagogia UAB/UFMG .Sempre atuou com pesquisas articuladas à Extensão Universitária na área de Educação coordenando projetos de formação de professores articulados com políticas públicas em educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: didática, formação de professores, avaliação escolar, conselho de classe, Escola Plural. Foi coordenadora da comissão pedagógica da COPEVE - 1998-2001, membro da comissão do INEP- Provão Pedagogia e ENADE Pedagogia, coordenadora da Rede Veredas- Formação de professores em exercício do Estado de Minas Gerais, na segunda edição do Projeto Veredas, Diretora da Faculdade de Educação da UFMG - gestão 2002-2006, Pró-reitora de Extensão da UFMG - gestão 2006-2010. Uma das idealizadora e coordenadora do LASEB convênio entre UFMG e SMED/PBH gestão 2006-2009 e gestão 2011-2014. Membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais 2006 -2013, Diretora da MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da Secretaria de Estado de Educação de MG 2012-2015; Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte nas gestões 2017 a 2023.